JOGO DA VELHA
Descrição: o jogo da velha é um jogo educativo onde é feito uma tabelinha com 4 barrinhas, duas na vertical e duas na horizontal,
formando um símbolo sustenido, onde o objetivo é completar 3 espaços com
figuras iguais,quem completar vence o jogo.
Mecanismos de aprendizagem que serão desenvolvidos: o jogo
da velha promove diversão, pode ser interessante e ao mesmo tempo estimular
o raciocínio lógico-matemático e a motricidade do educando. Promove as relações
com os colegas, uma vez que apenas um vence nesse jogo, e o outro educando
aceita a derrota na esportiva e aprende a respeitar a vez dos outros.
INTERVENÇÕES DO PROFESSOR DO AEE
O professor do AEE pode intervir primeiramente observando
atentamente o grau de dificuldade do aluno, fazendo indagações que levem a
reflexão sobre seu procedimento.
O jogo da velha pode parecer um jogo muito fácil, mas para o
aluno com DI pode ser difícil, a partir desse jogo e da superação das
dificuldades encontradas pelo aluno o professor pode passar para jogos mais
complexos. O jogo em forma de tartaruga
ficou bem criativo, para alunos adolescentes o professor pode elaborar outro
formato.
FEIRINHA EDUCATIVA
Material: caixas de ovos, cestas, balança, frutas
verdadeiras ou de plásticos, picolés, pirulitos, bombons, etc., (podem ser
confeccionados com gravuras coloridas, caso não tenha uma estante tão linda
assim, o professor pode montar a feirinha num cantinho usando a criatividade,
que deve ser marca registrada do professor do AEE.
ü
O professor do AEE pode propor essa atividade de
acordo com o plano do AEE, coletivamente, fazendo as crianças interagirem, simulando uma feira comum ou a quitanda da esquina, situação essa que o
aluno deve saber agir, dependendo da criatividade do professor essa feirinha
pode oferecer momentos bem interessantes para todos seus alunos inclusive
aqueles que precisam usar a sua metacognição que é uma fragilidade do aluno com
DI.
ü
Essa atividade desenvolverá a psicomotricidade
(movimento, tato, coordenação motora, posição espaço-temporal, etc.);
ü
Desenvolvimento sensorial (olfato, tato, paladar
e visão);
ü
Conceitos matemáticos, quantidades, preços,
formas, cores, etc.
INTERVENÇÕES DO PROFESSOR DO AEE
A intervenção do professor deve ser bastante
significativa, problematizando situações de compra e venda relacionada a
quantidades, formas, tamanhos, cores, valores, troco, tato, noções de posição e
etc. O professor pode usar gravuras de dinheiro que geralmente encontramos nos
livros paradidáticos de Matemática.
Referência: http://grupopsicopedagogiando.blogspot.com.br/p/dowloads.html
e minha criatividade. Amei essa feirinha!!!
Parabéns Jaqueline
ResponderExcluirTambém amei essa feirinha e tenho certeza que ela conseguirá envolver os nossos alunos com Deficiência Intelectual.
Excelentes jogos! Amei o jogo da velha.Segundo Piaget, o jogo propicia a prática do intelecto, já que utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras dimensões próprias do ser humano. É sensacional a mente humana!
ResponderExcluirParabéns pelas sugestões. O jogo da velha é bem acessível e a feirinha educativa pode ser bem interessante na medida em que podem ser trabalhadas diversas atividades que ajudam no desenvolvimento do aluno com D.I.
ResponderExcluirAbraço
Carla
Adorei. Parabéns.
ResponderExcluir