sábado, 19 de outubro de 2013

SUGESTÕES DE JOGOS/ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



JOGO DA VELHA



Descrição: o jogo da velha é um jogo educativo onde é feito uma tabelinha com 4 barrinhas, duas na vertical e duas na horizontal, formando um símbolo sustenido, onde o objetivo é completar 3 espaços com figuras iguais,quem completar vence o jogo.

Mecanismos de aprendizagem que serão desenvolvidos: o jogo da velha promove diversão, pode ser interessante e ao mesmo tempo estimular o raciocínio lógico-matemático e a motricidade do educando. Promove as relações com os colegas, uma vez que apenas um vence nesse jogo, e o outro educando aceita a derrota na esportiva e aprende a respeitar a vez dos outros.


INTERVENÇÕES DO PROFESSOR DO AEE

O professor do AEE pode intervir primeiramente observando atentamente o grau de dificuldade do aluno, fazendo indagações que levem a reflexão sobre seu procedimento.

O jogo da velha pode parecer um jogo muito fácil, mas para o aluno com DI pode ser difícil, a partir desse jogo e da superação das dificuldades encontradas pelo aluno o professor pode passar para jogos mais complexos.  O jogo em forma de tartaruga ficou bem criativo, para alunos adolescentes o professor pode elaborar outro formato.





FEIRINHA EDUCATIVA







Material: caixas de ovos, cestas, balança, frutas verdadeiras ou de plásticos, picolés, pirulitos, bombons, etc., (podem ser confeccionados com gravuras coloridas, caso não tenha uma estante tão linda assim, o professor pode montar a feirinha num cantinho usando a criatividade, que deve ser marca registrada do professor do AEE.
ü  O professor do AEE pode propor essa atividade de acordo com o plano do AEE, coletivamente, fazendo as crianças interagirem, simulando uma feira comum ou a quitanda da esquina, situação essa que o aluno deve saber agir, dependendo da criatividade do professor essa feirinha pode oferecer momentos bem interessantes para todos seus alunos inclusive aqueles que precisam usar a sua metacognição que é uma fragilidade do aluno com DI.
ü  Essa atividade desenvolverá a psicomotricidade (movimento, tato, coordenação motora, posição espaço-temporal, etc.);
ü  Desenvolvimento sensorial (olfato, tato, paladar e visão);
ü  Conceitos matemáticos, quantidades, preços, formas, cores, etc.


INTERVENÇÕES DO PROFESSOR DO AEE

A intervenção do professor deve ser bastante significativa, problematizando situações de compra e venda relacionada a quantidades, formas, tamanhos, cores, valores, troco, tato, noções de posição e etc. O professor pode usar gravuras de dinheiro que geralmente encontramos nos livros paradidáticos de Matemática.


Referência: http://grupopsicopedagogiando.blogspot.com.br/p/dowloads.html e minha criatividade. Amei essa feirinha!!!





4 comentários:

  1. Parabéns Jaqueline

    Também amei essa feirinha e tenho certeza que ela conseguirá envolver os nossos alunos com Deficiência Intelectual.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes jogos! Amei o jogo da velha.Segundo Piaget, o jogo propicia a prática do intelecto, já que utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras dimensões próprias do ser humano. É sensacional a mente humana!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas sugestões. O jogo da velha é bem acessível e a feirinha educativa pode ser bem interessante na medida em que podem ser trabalhadas diversas atividades que ajudam no desenvolvimento do aluno com D.I.
    Abraço
    Carla

    ResponderExcluir